
Qual seu maior obstáculo para ser produtivo no trabalho? Para uns é o zumbido das notificações constantes em seus smartphones; para outros as distrações com os colegas de escritório. Mas, para muitos trabalhadores, a única coisa que impede um dia produtivo é simplesmente não poder encontrar rapidamente o que eles precisam para terminar uma tarefa.
Ser desorganizado custa tempo e dinheiro. Durante uma semana, as pessoas podem passar horas procurando coisas em seus escritórios ou mesmo em casa. Apesar de uma mesa bagunçada ser um alerta de desorganização, seu espaço de trabalho físico não é o único lugar onde a desordem pode imperar. Muitos profissionais, hoje, lutam contra o "entesouramento digital", mantendo arquivos, fotos, e-mails e outros ativos digitais muito tempo depois de eles terem alguma utilidade.
"E se eu precisar disso um dia"? Você não precisará, acredite. Muitas vezes damos um significado muito maior para coisas que deixaram de ter importância há tempos. Deixar de lado sua desorganização significa gastar menos tempo procurando o que você precisa. Se você quer mudar seus hábitos — tanto físicos, como digitais — e tornar-se mais organizado e produtivo, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar.
Desorganização física
1 - Chega de papel
Leu o que tinha que ler e analisou o que tinha que ser analisado? Lixo. No caso de recibos e notas fiscais que precisam ser arquivados, digitalize-os e converta-os em arquivos digitais. O Evernote tem uma solução integrada chamada Scannable que permite digitalizar documentos através do smartphone e arquivá-los. Você mantém suas coisas organizadas e ainda colabora com o meio ambiente.