Para trabalhar com o que gosta, seja profissional
Muito se fala em fazer o que gosta, mas algumas pessoas confundem fazer o que gosta com fazer algo legal o dia todo. Isso não existe.
Mesmo quando trabalhamos com algo incrível, enfrentamos muitos desafios e sempre temos problemas para resolver. A questão é a maneira como olhamos para esses desafios e a atitude que tomamos para solucioná-los da forma mais profissional possível.
Em uma conversa com a Ana e o Zé, criadores do perfil “Do Pão ao Caviar”, isso ficou bem claro. Com milhares de seguidores no Instagram, eles têm um site de gastronomia e viagens que começou bem pequeno.
Ela era advogada, e ele era administrador de empresas. Viagens e gastronomia faziam parte dos momentos de lazer. Hoje, o que antes era uma brincadeira e descontração, virou negócio. Quem olha de fora pode pensar que aquilo é só diversão e que a vida deles é o máximo. E sim, é legal. Mas é trabalho, e dá trabalho.
Quando resolveram profissionalizar aquilo que mais gostavam de fazer, tanto as viagens quanto as experiências em restaurantes mudaram. O que era só diversão passou a ser encarado como trabalho e, com isso, muitos aspectos novos e obrigações surgiram.
Um dos pontos que mais me chamou a atenção na conversa que tivemos é o comprometimento em ser transparente em qualquer situação.
Para explicar isso, faço a seguinte pergunta: quando você usa um produto ou serviço que não gosta, qual a sua reação?
No caso deles, seria muito simples falar mal de um hotel ou restaurante, ou então falar que estava tudo ótimo e postar para agradar o cliente. Mas a postura que adotaram e o comprometimento que eles têm com a transparência é o que faz a diferença no negócio.
Se aquela comida ou aquele serviço for ruim, eles não fazem divulgação do serviço, por respeito aos seguidores, mas fazem questão de chamar o gerente ou proprietário e dar um feedback honesto. Isso vale para qualquer negócio e para todas as situações.
Ser honesto e genuinamente tentar ajudar dando a sua opinião pode fazer a pessoa perceber onde estão os erros. Isso pode alavancar o sucesso daquela empresa que, no momento, oferece um produto ou serviço ruim. Da mesma forma, uma reclamação agressiva pode destruir a empresa.
Outro aspecto interessante para quem tem o desejo de trabalhar com aquilo que mais gosta de fazer é começar pequeno, porém de forma organizada e dedicada.
Pode ser que você ame cozinhar, mas trabalha em um escritório o dia todo e só tem tempo de preparar suas receitas no final de semana. E então você cria um Instagram para divulgar aquilo, sem compromisso, como a Ana e o Zé fizeram. Mas se desde o início você der atenção para aquele perfil e fizer direito, com o mínimo de planejamento possível, cuidando para que as fotos e os textos sejam legais e pensando em como crescer aquilo, mesmo que só nas horas vagas, o resultado pode ser muito maior do que o esperado.
Estar atento aos detalhes e se dedicar ao seu projeto abre oportunidades e te ajuda a enxergar essas oportunidades. Só com essa dedicação e determinação é possível crescer.
Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/para-trabalhar-com-o-que-gosta-seja-profissional-bel-pesce
Nenhum comentário:
Postar um comentário